Turismo

Vai visitar são paulo? veja 4 formas baratas de ir nos principais pontos da terra da garoa

POR: PiaR COMUNICAÇÃO

A maior cidade da América Latina atrai cerca de 6,5 milhões turistas por ano. Muito conhecida por ser uma cidade que nunca dorme, São Paulo, apresenta um leque de opções a toda hora, desde passeios diurnos até noturnos. Entre os pontos turísticos mais cobiçados vale destacar – Parque do Ibirapuera, Avenida Paulista, Mercado Municipal, Farol Santander e Mirante Nove de Julho.

De acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), o turismo paulistano sofreu queda de 36,8% do número de turistas em 2020. E a baixa no setor ainda continua.  De acordo com o indicador de turismo do Conselho de Turismo (CT), São Paulo registrou queda de 6,8% em movimentação turística em janeiro deste ano, em relação ao ano anterior. Especialistas alegam que a queda esteve associada a variante Ômicron. Com o avanço da vacinação e a queda de casos da variante, espera-se que São Paulo sinta mais a retomada de visitantes.

Para auxiliar os visitantes que querem matar a saudade da cidade ou conhecê-la pela primeira vez, confira quatro soluções tecnológicas que ajudam a planejar o roteiro pela terra da garoa:

  • Pagamentos com QR code –A cidade de São Paulo já conta com esse benefício, uma alternativa para que o visitante não precise pagar em dinheiro, o QRr code já é uma realidade nos metrôs. Para quem prefere conhecer a cidade por cima, a ferramenta também chegou nos ônibus da cidade. Através do aplicativo SP Pass, lançado em outubro do ano passado pela startup paulistana UPM2. O usuário consegue pagar através de um QR Code. Basta carregar uma carteira digital disponível no app e passar pela catraca através do código que aparecerá na tela do celular. Além disso, o app conta com outras funcionalidades, como visualizar todas as rotas possíveis, custo por modal, linhas de ônibus e metrô, além do tempo de duração da viagem. É possível também verificar se o ônibus está atrasado ou adiantado.
  • Alugar bikes – A malha cicloviária de São Paulo é considerada a maior do país, com uma extensão de 667,1 km de ciclovias/ciclofaixas, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Desta forma, é possível alugar uma bike em qualquer ponto da cidade e ter mais liberdade para se locomover, além de ser um passeio agradável. A Avenida Paulista, por exemplo, conta com uma ciclovia de 2,7 quilômetros de extensão, que pode levar o turista a importantes cartões postais e rotas culturais da cidade, como Masp (Museu de Arte de São Paulo, Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Parque Trianon, Japan House, Itaú Cultural, Mirante 9 de julho, entre outros. O app Bike do Itaú é intuitivo e possibilita que qualquer pessoa tenha acesso à bike – basta ter um celular e alugar por preços acessíveis. Há outro caminho para contratar o serviço: o app SP PASS, também dá acesso às bikes do Itaú, através de sua carteira digital que pode ser rapidamente carregada.
  • APP de automóveis – Os aplicativos de transporte individual também são uma alternativa para turistas. Além da precisão de horário e monitoramento do trajeto, o visitante que chega de carro não precisa se preocupar com estacionamento.  Alguns aplicativos têm a funcionalidade de corrida compartilhada, como a 99 Taxi. Através dele, é possível dividir a viagem com outro usuário que tem a rota semelhante e garantir mais economia.
  • APP de ônibus de viagem – Ao turista que pretende viajar de ônibus, a tecnologia está disponível para ele antes mesmo de comprar a passagem.  A ClickBus, por exemplo, consegue cotar os melhores preços, analisar itinerários de diferentes companhias de tráfego terrestre, além de ter uma função disponível para finalizar o processo de compra. O app que reúne todas as informações que o passageiro precisa e fornece a melhor opção. Através do SP PASS, é possível ter acesso aos serviços da ClickBus e pagar através de sua carteira digital.

Sobre a UPM2

Cofundada por Rodrigo Petroni, a UPM2 é uma startup paulista que desenvolve soluções para mobilidade urbana. Seu propósito é oferecer aos usuários do transporte público, um Super Aplicativo de Mobilidade Urbana que concentra diversas funcionalidades, que vão desde a possibilidade de pagar a tarifa de transporte público por meio do QR Code, até uma conta digital, permitindo a inclusão social de uma grande parcela da população que ainda é desbancarizada.

Deixe um comentário