Um vinho para cada estilo de pai

Sommelière da Wine fez uma curadoria de vinhos especial para todos os gostos e personalidades paternas

POR: hercog comunicação

Dia dos pais é uma data marcante, dia de presentear nosso herói da infância, aquele que nos educa pelo exemplo e nos inspira a seguir sempre em frente. A data começou a ser celebrada pelos americanos a partir de 1910, mas as primeiras homenagens aos pais no Brasil sugeriram em 1953, graças ao publicitário Sylvio Bherinh, que preparou um concurso para homenagear três tipos de pais: com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. 

Escolher um presente para alguém tão especial é sempre um desafio. Para te ajudar a encontrar um que reflita sua personalidade e seu jeito de apreciar a vida, Cibele Siqueira, Sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, fez uma curadoria de vinhos para todos os estilos e gostos paternos.

Seu pai é clássico e sempre elegante? 

Então, a sugestão é o argentino Clos de Los Siete By Michel Rolland 2019. O perfeccionismo e a busca incansável pela melhor apresentação e qualidade são marcantes desde a colheita manual e cuidadosa das uvas até o envelhecimento em barricas de carvalho francês, o que agrega potência e complexidade. Ele é realmente único, ainda mais quando servido com um tradicional medalhão de filé mignon acompanhado de um saboroso risoto de funghi.

https://www.wine.com.br/vinhos/clos-de-los-siete-by-michel-rolland-2019/prod27711.html

Seu pai é moderno e adora uma novidade?

Sem dúvidas, ele é como o meu pai, Francisco Alves Siqueira. Sempre que o surpreendo com um vinho ele observa cada detalhe. O Mosaiko Cabernet Sauvignon é o vinho tinto preferido dele, pois o encanta desde o rótulo da garrafa com cores vivas até o aroma de frutas vermelhas como framboesa e amora. É um exemplar chileno premiado em 91 Pontos pelo Master of Wine Tim Atkin e que harmoniza perfeitamente com queijos duros como parmesão e pratos de sabores marcantes como uma costelinha suína ao molho barbecue.

https://www.wine.com.br/vinhos/mosaiko-reserva-d-o–valle-de-cachapoal-cabernet-sauvignon-2018/prod26905.html

Seu pai é intenso e estiloso?

A sugestão é o chileno V9 Gran Reserva, da Viña Ventisquero. Produzido na região do Valle del Maipo, é um vinho de corpo médio para encorpado, de cor rubi intensa, taninos presentes e acidez mediana. Ele faz uma boa dupla com pratos de estrutura marcante como uma fraldinha assada ou um nhoque na manteiga de ervas servido com muito parmesão ralado na hora. 

https://www.wine.com.br/vinhos/v9-gran-reserva-d-o–valle-del-maipo-cabernet-sauvignon-2019/prod27143.html

Seu pai adora aquela tradicional macarronada de domingo?

Nesse caso, a dica é seguir as tradições e presenteá-lo com um legítimo vinho italiano da vinícola Ettore Galasso, o San Ceteo Sangiovese 2020. Deve ser servido a 16 °C, tem sabor harmônico, com boa acidez e um final persistente, o que permite que seja harmonizado com massas recheadas como um ravióli de carne com parmesão ou mesmo com uma pizza metade calabresa e metade quatro queijos. 

https://www.wine.com.br/vinhos/san-cetteo-sangiovese-2020/prod26538.html

Seu pai é vegetariano e gosta de natureza? 

Uma boa pedida é o Nugan Estate Third Generation Shiraz 2019. Produzido exclusivamente com a uva Shiraz, que se adaptou muito bem ao terroir australiano da vinícola Riverina, traz uma agradável complexidade aromática de frutas e notas terrosas e possui o selo Vegan Friendly, ou seja, não utiliza proteína animal em sua composição e o torna adequado para veganos. Para harmonizá-lo, vale apostar em um ratatouille de legumes assados ou uma lasanha de berinjela. 

https://www.wine.com.br/vinhos/nugan-estate-third-generation-shiraz-2019/prod25609.html

E, para encerrar esta seleção de rótulos especiais para o Dia dos Pais, a sommelière Cibele Siqueira traz uma reflexão: “Um pai é quase um vinho, se você parar pra pensar. Ele tem suas qualidades, intensidades que aprimoram com o tempo, e como todo vinho, amadurece com sabedoria”.

Neste Dia dos Pais, a Wine tem uma surpresa também para os filhos: o site e o app contarão com vinhos avulsos e kits especiais com até 55% off! Outra opção é levar o seu pai pessoalmente às lojas da marca espalhadas pelo Brasil, o que, além de ser um excelente ponto de encontro para degustar vinho com ele, poderá fazê-lo sair com kits exclusivos preparados carinhosamente pelas equipes Wine para a data! Feliz Dia dos Pais a todos!

SOBRE A WINE

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 13 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. A Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na App Store e Google Play, a empresa possui atualmente dezesseis lojas físicas no Brasil: um Winebar em São Paulo e outras quatro unidades na capital paulista, uma loja em Barueri (Alphavile), duas no Rio de Janeiro e outras oito em Natal, Fortaleza, Goiânia, Campinas, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.