Turismo

Turismo na montanha mais alta do mundo

Montanhista Henrique Franke lidera expedição rumo à base do Everest 

POR: Moglia Comunicação Empresarial

Chegar ao ponto mais alto do mundo exige muita dedicação, característica que o montanhista Henrique Franke teve de sobra para escalar o Everest. Ele foi o 19° brasileiro a alcançar o cume mais alto do mundo, em 2018. Com sua experiência em altas montanhas, agora ele irá guiar uma expedição ao acampamento-base do monte, experiência que por si só proporciona ao viajante o contato com a realidade do esporte e com a cultura nepalesa. Franke acredita que o montanhismo tem capacidade transformadora e que é uma atividade possível a todos.

No roteiro de 17 dias, com embarque em outubro, é possível conhecer Kathmandu antes de seguir para Lukla, onde começa a trilha até a base da montanha. Este é considerado o trekking mais alto do mundo, alcançando até 5.500m de altitude. Serão 15 dias de caminhadas por regiões que só é mesmo possível chegar a pé, e passa por templos budistas, cânions e glaciares. As hospedagens serão em lodges, espécie de pousadas familiares, permitindo muita troca cultural com os povos locais e outros aventureiros. 

“Nossa expedição dá a oportunidade, mesmo para quem não é um montanhista profissional, de vivenciar o ambiente de montanha, ter um contato intenso com as culturas sherpa e nepalesa e, além disso, acompanhar a rotina das expedições daqueles que estão em busca de chegar ao cume de 8.848m da maior montanha do mundo”, comenta Franke. “Cada montanha tem suas particularidades e precisamos estar prontos para elas. Por isso, estar com pessoas experientes e em quem se pode confiar é primordial”, acrescenta.

O desafio é voltado para todos que querem ter uma experiência diferente, cultural e esportiva, em meio à Cordilheira do Himalaia. O nível de dificuldade técnica é considerado baixo, mas a intensidade física é média. A jornada exige preparo físico e Franke assessora os aventureiros na preparação e na compra de vestuário e equipamentos. A primeira expedição tem saída em 15 de outubro, e restam poucas vagas, mas a seguinte ocorre já em março de 2023. O investimento inclui alimentação completa na montanha, traslados no Nepal e carregadores para o trekking.

Mais informações sobre as viagens no perfil @henriquefranke do Instagram.

O Monte Everest

Considerado o topo do mundo, o Monte Everest também é conhecido no Nepal como Sagarmāthā, no Tibete como Chomolungma e como Zhūmùlǎngmǎ Fēng, na China. Está localizado na subcordilheira Mahalangur Himal, dos Himalaias, sendo a montanha mais alta do planeta, e foi formada há 60 milhões de anos. O tempo médio das expedições rumo ao cume é de 50 dias. As temperaturas no verão variam de -20ºC a -35ºC.

Sobre Henrique Franke

Engenheiro ambiental, gerente de projetos e montanhista há mais de 10 anos, Henrique Franke foi o 19º brasileiro a escalar o Monte Everest, além de sexto brasileiro a alcançar o cume do Manaslu, ambos no Nepal. Ele tem como missão inspirar as pessoas a acreditar em si mesmas e ir em busca de seus sonhos.

Franke tem a meta de ser o primeiro brasileiro a escalar as 14 montanhas mais altas do mundo, todas com mais de 8 mil metros de altitude. A pandemia atrasou o cronograma, mas em 2022 o projeto está sendo retomado com toda força, e vencer o Dhaulaghiri, também no Nepal, é o próximo objetivo. A montanha tem 8.167m e, até hoje, somente um brasileiro alcançou seu ponto mais alto.