Socorro recebe o selo “Safe Travels”

Por: Lucas Nascimento

Socorro, cidade do interior paulistano que faz divisa com o estado de Minas Gerais, recebe no Dia Nacional do Turismo, em 8 de maio, uma certificação importante para a retomada do turismo no Brasil pós-pandemia do novo coronavírus. É selo “Safe Travels” concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC) que reconhece o munícipio como “seguro para turistas”.

A WTTC é uma ONG baseada em Londres que busca o desenvolvimento sustentável e inclusivo do setor privado do turismo mundial. Por conta do impacto causado no setor turístico frente a atual pandemia e da retomada iminente do turismo, estabeleceu um protocolo de boas práticas para prevenção da Covid-19 chamado Safe Travels.

Para receber o selo, é necessário que o município seja reconhecido pela instituição internacional e que garanta que os protocolos de higienização e segurança estão sendo cumpridos por hotéis, pousadas, passeios e atrações turísticas de cada cidade.

“Receber o selo mostra o potencial que a cidade tem para atrair o público que deseja voltar a viajar após a quarentena e também o do exterior, que está de olho em nós. É, sem dúvida, um reconhecimento importante para nosso destino”, diz Ana Paula Monteiro, secretária de Turismo de Socorro.

O protocolo para a certificação estabelece regras de saúde e higiene a serem cumpridas por empresas, cidades e países, com o objetivo de tornar as viagens mais seguras, em época de COVID-19. Foi elaborado seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) com a colaboração de diversas entidades ligadas ao setor turístico.

Países e cidades como a Arábia Saudita, Barcelona, Sevilha, Portugal e o estado mexicano de Quintana Roo, onde fica Cancún, são os primeiros destinos a receberem o selo. No Brasil, as cidades de Gramado, Canela, Bento Gonçalves, São Lourenço do Sul e Florianópolis também receberam.

Socorro é uma das cidades mais conhecidas do Circuito das Águas Paulista e possui diversos esportes aquáticos, como o Rafting e o Boia Cross, assim como Brotas. Na cidade, o turista encontra inúmeras atividades de aventura, ecoturismo e turismo rural, além de diversas opções de hospedagens, gastronomia com influências da colonização italiana da região e do sul do estado de Minas Gerais e compras em lojas de fábrica de malharias. Além disso, ainda é pet friendly e referência em acessibilidade.

“Nosso trabalho junto aos associados é contínuo. Reforçando e orientando sobre as boas práticas de higiene para receber de forma segura o turista em nossa cidade, ao mesmo tempo que também preserva a saúde de trabalhadores e moradores”, ressalta Ana Luiza Russo, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro.

Socorro também recebeu o certificado da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – Governo do Estado de São Paulo, pelo programa Município Verde Azul (PMVA), que avalia o compromisso dos municípios paulistas com o meio ambiente, estimulando as prefeituras a elaborar e executar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Deixe um comentário