Por que fazer intercâmbio em cidades menores?
Planejar os estudos fora dos grandes fluxos significa desvendar uma oportunidade única para construir uma carreira acadêmica no exterior
Estudar fora é um investimento recompensador e uma decisão importante que vai impactar diretamente a vida, a carreira e as finanças. Alavancar o currículo e ter uma grande oportunidade de carreira internacional está nos planos de muitos estudantes brasileiros que, além de dar um salto na vida profissional, buscar no intercâmbio a oportunidade de aprimorar a fluência no idioma desejado, desenvolver novas habilidades e conhecer culturas diferentes. Seja qual for o país escolhido, embarcar rumo às cidades menores e fora dos grandes fluxos significa desvendar uma oportunidade única, pois, embora pequenas em população, são ricas em cultura, receptividade e qualidade de vida.
“Fazer intercâmbio em uma grande metrópole pode ser desafiador num primeiro momento, mas muitas pessoas escolhem as cidades menores simplesmente por terem mais a ver com o seu estilo de vida. Além disso, escolher uma cidade pequena pode ser uma boa oportunidade para economizar, já que as o custo de vida é bem mais baixo do que as grandes cidades ou capitais. De forma geral, fazer o intercâmbio é a chance de construir uma carreira acadêmica no exterior e ter um certificado internacional no currículo”, revela Basilio Carvalho, diretor da wta Intercâmbio.
Dados da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta) revelam que o mercado brasileiro de educação internacional registrou um crescimento de 18% em comparação com o ano pré-pandemia de 2019, consolidando o envio de mais de 455 mil estudantes ao exterior. Ainda de acordo com o estudo, o principal objetivo para a realização dessa experiência é a oportunidade de conhecer países e culturas diferentes, representando 45% das motivações. Em seguida, o interesse em investir no idioma representa 29%, enquanto vivenciar a experiência internacional que combina estudo, trabalho e turismo representam 10%.
“Muitos alunos já vivem em cidades grandes, têm uma vida agitada e buscam uma experiência mais pacata, em lugares diferentes durante o intercâmbio. Algumas cidades como, por exemplo, York, Brighton, Bristol, Portsmouth são excelentes destinos fora do eixo das grandes cidades na Inglaterra e com ótimas oportunidades de desenvolvimento do idioma e conhecer uma cultura rica”, destacou Carvalho.
Planejamento financeiro
Para garantir segurança, total controle e poder de escolhas aos estudantes, a wta Intercâmbio adotou uma prática ainda pouco difundida no Brasil: não controla o dinheiro do cliente. Por meio de uma parceria firmada com a Wise, o intercambista cria uma Conta Multimoedas, para que, com base em seu planejamento financeiro personalizado, guarde e organize os valores de sua viagem. “Nosso papel é auxiliar o cliente a gerenciar o dinheiro durante todo o processo”, conta.
É através dessa Conta Multimoedas que, com todo o suporte dos consultores da wta Intercâmbio, o aluno vai realizar os pagamentos finais de seu programa, para a escola, acomodação etc.
Na prática, funciona como uma conta bancária comum, onde o aluno guardará suas economias de forma segura, com base no planejamento financeiro, em uma instituição financeira confiável e já em moeda local do destino escolhido, e com taxas muito menores que as cobradas por instituições tradicionais.
Com o dinheiro seguro já na moeda local, cabe à agência o auxílio na realização dos pagamentos finais do programa diretamente às instituições de ensino. “Deste modo, não há riscos ou surpresas desagradáveis, já que o aluno poderá gerenciar os pagamentos, saldo e tendo total controle e transparência de onde o dinheiro estará”, aponta Carvalho.
Influenciadores mostram processo nas redes sociais
Desde a segunda quinzena de julho, os influenciadores Helton Oliveira – participante da sexta edição do “MasterChef Amadores” e da 1 ª temporada de “MasterChef A Revanche” – e os gêmeos Vinicius Barreto e Vitor Barreto estão na Inglaterra para um intercâmbio em um curso intensivo de inglês na BSC. A wta Intercâmbio é a agência responsável por cuidar de todos os processos da viagem de intercâmbio deles.
SOBRE A WTA
Fundada em 2019, a wta Intercâmbio empresa é especialista em intercâmbios com diferencial de oferecer um atendimento personalizado e proporcionar mais segurança e transparência em todo o processo. A empresa surgiu da necessidade dos intercambistas por uma experiência de viagem segura, transparente, sem riscos e sem surpresas desagradáveis e com o propósito de oferecer o serviço de intercâmbio personalizado e de uma forma onde o cliente tenha total controle e poder em suas escolhas, sempre com o acompanhamento e assistência. Diferente do modelo tradicional das agências de intercâmbio, a wta Intercâmbio não controla o dinheiro, pois os processos foram desenhados para oferecer segurança e autonomia financeira para os estudantes durante toda a experiência, permitindo total independência, e sempre buscando as melhores opções.