Por que Buenos Aires é uma das cidades mais importantes para o polo mundial
A cidade sedia o maior torneio interclubes do mundo e recebe os jogadores de maior prestígio todos os anos.
Quando o assunto é polo, Buenos Aires se posiciona como a cidade mais importante do mundo. O consenso se deve ao fato de sediar, ano após ano, a competição interclubes mais importante do mundo, da qual participam os melhores jogadores do planeta: o Aberto Argentino de Polo.
Por: Juliana Tavares
Com sede no Campo Argentino de Polo – conhecido como a Catedral do Polo – localizado em Palermo, o torneio funciona como o encerramento da temporada de polo de elite. É o quinto campeonato mais antigo do mundo, desde que foi criado em 1893, e junto com o Aberto de Tortugas e o Aberto de Hurlingham, forma a Tríplice Coroa. Também conhecido como o Aberto de Palermo, atendem jogadores locais, estrangeiros e turistas.
O êxito na convocatória pode definir a hierarquia de seus participantes: dos vinte melhores jogadores de polo do planeta, dezesseis são argentinos e disputam o certame de Buenos Aires. Lá se apresentam os mais renomados, como os irmãos Pieres, Adolfo Cambiaso, e diversos jogadores com 10 gols de handicap.
O predomínio argentino no universo do polo remonta a 1924, ano em que a Seleção conquistou a primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris. Doze anos depois, repetiriam a façanha em Berlim, tornando-se o vencedor das duas últimas medalhas de ouro em um total de cinco edições olímpicas.
Os resultados alcançados nos Jogos Olímpicos e, posteriormente, os títulos obtidos nos Campeonatos Mundiais, favoreceram o desenvolvimento do esporte no país; atualmente, são cinco mil jogadores inscritos na Asociación Argentina de Polo, e estima-se que mais de quinze mil pessoas o pratiquem nos mais de 1200 campos que se distribuem por todo o território nacional.
Embora existam vários clubes em todo o país, cerca de 80% – que também são os mais prestigiados – estão localizados na Região Metropolitana de Buenos Aires, que possui uma vasta trajetória no esporte. Em particular, a importância de Buenos Aires aumentou por volta de 1982, ano em que foi fundada na cidade a Federação Internacional de Polo, o órgão máximo regulador do esporte em todo o mundo.
Quase quatro décadas depois, a cidade continua na vanguarda e, entre setembro e dezembro de cada ano, se prepara para receber milhares de turistas que chegam para testemunhar o torneio mais importante do mundo. A oferta gastronômica e hoteleira oferece o cenário ideal para que o feito de assistir a um evento esportivo se converta em uma experiência verdadeiramente abrangente.
O boom gastronômico do verão
O Campo Argentino de Polo, tornou-se o epicentro dos polos gastronômicos a céu aberto que hoje são tendência na Cidade de Buenos Aires. Com um amplo leque de opções, as propostas são: Cruza Polo Bar, Lounge Johnnie Walker, Imperial Beer House e Furia bar.
O Cruza Polo Bar foi uma tendência neste verão na noite portenha com propostas muito atraentes para os jovens. Há sempre um DJ que dá música ao espaço e cria um ambiente acolhedor para quebrar a rotina de um dia de trabalho.
Nada melhor do que desfrutar de uma boa música com os amigos enquanto se brinda com um bom drink de coquetéis da casa que refresque os sentidos para passar uma tarde maravilhosa admirando a vista do prédio.
Todas as propostas gastronômicas atendem a todos os gostos, desde os fãs de uma cerveja gelada até os apaixonados por um bom drink. É importante que você reserve com antecedência, devido à alta demanda.
Em frente ao Campo de Polo também está o Hipódromo de Palermo, com um circuito gastronômico muito amplo, incluindo Rabieta. Bem conhecido por mimar todos os amantes da cerveja artesanal. Este local possui um pátio interno com vista para o Campo de Polo.