Informações

José e Antônio são os nomes de pais mais populares do Brasil, segundo estudo da Datahub; conheça os cinco primeiros

Levantamento revela ainda outras características específicas dos pais brasileiros como faixa etária e signos predominantes

São Paulo, agosto de 2023 — Os nomes de pais José e Antônio são os considerados mais populares no Brasil, segundo estudo elaborado pela Datahub, plataforma de Big Data & Analytics. 
 

De acordo com o levantamento, José lidera a lista dos cinco nomes mais comuns entre os pais do Brasil, com 2,07%. Na sequência, aparecem Antônio (1,03%), Francisco (0,93%), João (0,89%) e Manoel (0,42%). No caso dos nomes compostos, o estudo considerou para a análise o primeiro nome. 
 

Os percentuais correspondem a uma base de dados internos da Datahub que contém pais cadastrados no Brasil. “Nossa abordagem analítica única foi cuidadosamente desenvolvida para abranger o universo completo e uma amostragem representativa de todo o território brasileiro. Utilizando técnicas avançadas de análise de dados, os percentuais resultantes refletem as características da população, garantindo uma visão abrangente e confiável dos assuntos em questão e mantendo nosso compromisso com a privacidade e a conformidade com os princípios estabelecidos pela LGPD”, esclarece André Leão, Chief Product Officer (CPO) da Datahub.
 

O estudo também elenca outras características específicas dos pais brasileiros como faixa etária e signos predominantes.
 

A faixa etária acima dos 70 anos representa o maior percentual de pais, com 24,63%. Em seguida, os pais com idade entre 37 e 47 anos representam 22,51% da base de dados da Big Data e os de 48 a 58 anos correspondem a 19,92% dos pais. 
 

Já o signo predominante entre os pais brasileiros é Leão, com 8,92%, seguido de Virgem, com 8,76%, e Áries, com 8,72%. 
 

O estudo também mostra que 89% dos filhos que possuem “Jr” ou “Filho” em seus nomes, têm pais acima dos 70 anos ou entre 48 e 69 anos de idade. 
 

Pais microempreendedores 
 

Dos pais considerados Microempreendedores Individuais (MEIs) contabilizados na plataforma da Datahub, a faixa etária de 37 a 47 anos lidera a lista com 36,13% do total. Em seguida, aparecem os pais com 48 a 58 anos, com 26,84%, e os com idade de 26 a 36 anos, com 22,05%. 
 

Referente aos pais que trabalham com Tecnologia da Informação (TI), estes vinculados pelo regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), a faixa etária mais representativa é a de 37 a 47 anos, com 44,28%. 
 

METODOLOGIA 

A Datahub coleta, classifica, homologa e documenta dados não sensíveis a partir de fontes públicas. Os dados foram coletados a partir da plataforma de inteligência e estudos de mercado da Datahub, que conta com mais de 600 fontes de dados, mais de 56 mil CNPJs, mais de 400 variáveis, entre elas modelagens exclusivas, e mais de 258 milhões de CPFs cadastrados em sua base.
 

Além disso, todos os dados têm origem comprovada, são atualizados regularmente e possuem conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O objetivo do estudo é analisar o perfil de pais no Brasil, com foco nas faixas etárias, nomes mais comuns, signos predominantes e algumas características específicas. 
 

SOBRE A DATAHUB

Fundada em 2004, a DataHub ocupa uma forte posição no mercado de Dados e Informações, unindo tecnologia de ponta, inovação e novas fontes de dados. O propósito é criar novas formas de resolver desafios complexos apresentados pelos clientes, de maneira coerente e clara, sem caixa preta e sem segredos. A empresa faz parte do ecossistema nuvini, e oferece ao mercado um hub de dados com milhões de informações (B2B e B2C), para empresas que posicionam os dados no centro da sua estratégia de crescimento, como um dos pilares das áreas de Marketing & Vendas e Risco & Compliance.