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Hotel Toriba aumenta faturamento de seu restaurante em mais de 150% com soluções da TOTVS

Por: Ideal H+K Strategies

Estabelecimento também passou a oferecer cardápio digital e plataforma para check-in online

Um dos mercados mais afetados pela pandemia da Covid-19, o setor hoteleiro está trabalhando para recuperar a receita perdida pelo fechamento forçado dos estabelecimentos durante boa parte do ano de 2020. E o Hotel Toriba encontrou nas soluções da TOTVS um importante aliado na retomada das atividades. Com o uso da plataforma TOTVS Hospitalidade, o estabelecimento mudou a forma de registrar o consumo dos hóspedes e o faturamento do restaurante saltou de R﹩ 470 mil para R﹩ 1,2 milhão, o que representa um crescimento de mais de 150%.

“Por conta até da morosidade do sistema, tínhamos uma rotina diferenciada de lançamento das despesas nas contas dos apartamentos. Isso era feito de forma manual e um funcionário no dia seguinte juntava todos os lançamentos e subia na antiga ferramenta. Só que nesse intervalo de tempo, o hóspede poderia ter feito check-out ou ter se transferido de apartamento, afetando a assertividade dos valores e eventualmente até causando prejuízos ao hotel. Além disso, a funcionalidade de impressão dos pedidos dentro da cozinha não era sustentável na antiga ferramenta, algo que conseguimos corrigir com a solução da TOTVS. Resumindo, mudamos nossa logística: primeiro se cobra e se lança na mesa, e somente após a impressão do pedido na cozinha, o cozinheiro dá sequência à preparação”, explica Vicente Brandão, responsável pela área de Custos e Controladoria do Hotel Toriba.

As soluções da TOTVS também ajudaram o hotel a se adaptar à nova realidade do setor imposta pela pandemia. Ainda no restaurante, o hotel implementou cardápios acessados por QR Code, e na hospedagem a novidade foi o check-in online. A solução possibilita que, ao fazer a reserva, o hóspede já receba um link para antecipar os dados e ter acesso à chave do seu quarto logo que chegar no hotel, sem a necessidade do preenchimento de papéis, evitando aglomerações na recepção. Além da tramitação de novas rotinas no PDV, ferramenta fundamental para a garantia da integridade de informações do Toriba.

“O PDV é uma ferramenta bastante completa e intuitiva que nos ajudou muito no trabalho de transferência de despesa para o apartamento, com um desempenho muito maior do que tínhamos antes. Isso certamente resultou em um aumento de produtividade, com ganho de tempo e dinheiro, já que deixamos de perder vendas e receita por conta da falta de integridade nas informações”, completa Brandão.

Segundo o diretor de Hospitalidade da TOTVS, Claudio Cordeiro, o Hotel Toriba é um exemplo de case de sucesso da companhia para o setor. “Se trata de um cliente que exemplifica de maneira muito clara o ganho que as nossas soluções, totalmente integradas e adaptadas para a realidade ocasionada pela pandemia, trazem ao negócio. O resultado é um estabelecimento totalmente adaptado aos protocolos sanitários exigidos pelo momento e que não perde mais receitas por causa de um sistema não apropriado, com números que superam o dobro do que se conquistava anteriormente”, afirma o executivo.

As soluções TOTVS também facilitaram a administração geral do hotel, automatizando processos e melhorando a produtividade do estabelecimento. “O antigo PMS não tinha integração com a prefeitura local e as notas fiscais eram geradas manualmente, uma a uma, para cada cliente e impressas em papel após o checkout, uma tarefa mecânica e morosa. Hoje com a solução da TOTVS existe um completa integração e sinergia com a prefeitura na geração e cancelamento de notas fiscais, que são geradas automaticamente pelo PMS na realização do checkout e ainda enviadas automaticamente por e-mail. Além de seguro e sem margem para erros, ganha-se muito tempo, já que o cliente, antes mesmo de chegar ao carro para ir embora, já tem a nota fiscal da sua hospedagem no seu e-mail”, diz Brandão.

Outro grande salto de inovação no Hotel Toriba foi a integração do PMS diretamente ao motor de reservas, sem a necessidade de um channel manager. Além de reduzir custos, a gestão do hotel eliminou a necessidade de acessar outras “extranets”. O hotel se preocupa com a atualização de informações em apenas em um único local e pode focar seu trabalho no bom atendimento e nas vendas.

Com o sucesso da implantação, o Hotel Toriba foi selecionado pelo time de desenvolvimento da TOTVS para ser parceiro de UX nas soluções de hospitalidade, contribuindo diretamente para a melhoria da usabilidade dos sistemas específicos do setor.

A TOTVS oferece tecnologia completa para hotéis, permitindo uma operação totalmente automatizada e integrada, com produtos para backoffice, PMS, PDV, distribuição, controle de staff, entre diversos outros. Saiba mais em totvs.com/hospitalidade.
Sobre a TOTVS

Líder absoluta em sistemas e plataformas para gestão de empresas, a TOTVS entrega produtividade para mais de 40 mil clientes por meio da digitalização dos negócios. Indo muito além do ERP, oferece serviços financeiros e soluções de business performance, investindo mais de R﹩ 1,7 bilhão em pesquisa e desenvolvimento nos últimos cinco anos para atender as exigências de 12 setores da economia. Como uma empresa originalmente brasileira, a TOTVS acredita no “Brasil que Faz” e apoia o crescimento e a sustentabilidade de milhares de negócios e empreendedores, de norte a sul do país, por meio de sua tecnologia. Para mais informações, acesse: https://www.totvs.com.br

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