Hotéis e resorts se adaptam aos protocolos de segurança para oferecer recreação infantil na pandemia
Por: Oliver Press
Pesquisa Zarpo aponta que a grande maioria dos clientes viajam com crianças e priorizam hospedagens com infraestrutura para os pequenos
De acordo com o levantamento feito pelo Zarpo , agência online de viagens, entre os hotéis e resorts mais reservados na plataforma, destacam -se aqueles com perfil familiar. Segundo a pesquisa, 73,3% dos clientes viajam com crianças, e destes, 39,1% com duas crianças ou mais. E ainda 83% prefere o estilo de viagem “confortável”, com hospedagens que ofereçam infraestrutura completa para lazer e diversão.
A grande maioria de resorts com infraestrutura de lazer voltada para famílias inclui também recreação monitorada para diferentes idades, principalmente para crianças. Alguns deles têm ainda espaços infantis completos e temáticos, personagens de desenhos animados, escolinhas de futebol capitaneadas por atletas famosos, além de eventos e programações especiais de acordo com datas comemorativas e férias escolares.
“Além de oferecerem áreas abertas e protocolos que tornam a viagem segura, na visão dos pais os resorts se tornam uma forma de lazer para crianças que passaram os últimos meses dentro de casa por conta da Covid-19 e do isolamento social”, afirma Daniela Duregger, Gerente Comercial do Zarpo.
Como funcionam as recreações
As atividades da recreação monitorada infantil costumam ser diárias, com início pela manhã e encerramento no fim do dia. Dependendo da dinâmica do resort, até mesmo as refeições podem ser feitas na companhia dos monitores.
Em geral, as programações incluem brincadeiras separadas por faixas etárias, a partir de 4 até 12 anos ou, quando o resort possui recreação para adolescentes, 17 anos. Tem gincanas, jogos na piscina, sessões de filmes, caças ao tesouro, teatro, entre outras atividades. As crianças aproveitam ao máximo a infraestrutura e os pais ficam despreocupados.
O que mudou na pandemia
Com o agravamento da pandemia no Brasil, hotéis e resorts precisaram fechar durante alguns meses. Nesse período, criaram novos protocolos de funcionamento, incluindo rotinas de higienização mais rigorosas, redução da capacidade de hóspedes e obrigatoriedade do uso de máscaras.
Com a reabertura das hospedagens e as novas medidas tomadas diante da Covid-19, o Zarpo adicionou nas páginas dos hotéis o campo “Segurança e higiene”, com mais detalhes sobre os protocolos.
Daniel Topper, CEO do Zarpo, fala sobre a importância dos novos cuidados: “Eles fazem com que os viajantes se sintam seguros para voltar a viajar. E com tantas atividades e infraestrutura, hóspedes dedicam os dias para curtir o resort, praticamente sem sair para conhecer outros lugares no destino”.
A recreação não ficou de fora dos novos protocolos, e também precisou ser adaptada: hospedagens criaram novas dinâmicas e novos espaços para as atividades. Os cuidados são ainda mais necessários com crianças, que podem não compreender, por exemplo, a importância de manter distância umas das outras.
“O Zarpo tem o cuidado de estar sempre em contato com os hotéis e resorts parceiros para verificar quais são os protocolos adotados não só para as recreações infantis, como também para todas as outras atividades. Nossa prioridade é a segurança de nossos clientes”, afirma Topper.
Confira abaixo três resorts que oferecem infraestrutura completa para divertir os pequenos enquanto a pandemia não passa:
Bourbon Atibaia (Atibaia, São Paulo)
O processo de adaptação das atividades da recreação do Bourbon Atibaia Resort , no interior paulista, contou com muitas reuniões e intensa pesquisa, buscando por atividades com o mínimo de contato possível e novos locais para sua realização, privilegiando espaços abertos. Foi preciso considerar também os protocolos estabelecidos pelo estado e o município.
As brincadeiras respeitam o distanciamento e não têm compartilhamento de materiais. Músicas foram adaptadas, inserindo a importância do uso de máscaras, por exemplo. Além disso, álcool em gel é colocado nas mãos dos participantes no início e final de toda atividade.
“Usamos a linguagem preferida das crianças: a ludicidade. Através de pequenas músicas e brincadeiras, fazemos com que elas tomem os cuidados necessários para sua segurança e a dos demais. Com o tempo, isso vem se tornando algo natural na rotina dos pequenos”, explica Annie Morrissey, Diretora de Vendas & Marketing do Bourbon.
Porto Seguro Praia Resort (Porto Seguro, Bahia)
Construído em uma área de 62 mil metros quadrados, em meio à Mata Atlântica, o Porto Seguro Praia Resort tem utilizado suas áreas ao ar livre para a realização de brincadeiras e demais atividades de lazer, sempre seguindo rígidos protocolos de saúde e segurança, como a exigência do uso de máscaras, respeito ao distanciamento social e a disponibilização de álcool em gel em todos os espaços.
“No início e no final de qualquer atividade nossos monitores vão logo passando álcool gel nas mãos das crianças, explicando sobre a importância de lavar sempre as mãos e evitar a disseminação da doença. Tudo em clima de brincadeira, mas de modo que elas entendam a seriedade do momento que estamos atravessando”, diz o coordenador de lazer do Porto Seguro Praia Resort, João Carlos Santos.
Costão do Santinho (Florianópolis, SC)
De acordo com pesquisa realizada pelo resort, 90% dos hóspedes declaram se sentir seguros com os protocolos adotados. Algumas atividades são realizadas por aplicativos de mensagem como, por exemplo, jogos e gincanas de perguntas e respostas. Outras acontecem em ambientes abertos, uma vez que o resort possui mais de 700 mil m² de Mata Atlântica preservada. Um novo espaço foi construído: um teatro ao ar livre, com bancos espaçados.
Para crianças de 4 a 16 anos, uma das atividades que se destaca é o Costão Camp, com pernoite em barracas, fogueira com marshmallows e histórias, trilhas e Circuito de Sobrevivência. A programação valoriza a integração com o meio ambiente, espírito de aventura e vivência ao ar livre.
Para assegurar o distanciamento mesmo durante a recreação, são utilizadas dinâmicas lúdicas, fazendo com que a criança aprenda enquanto brinca. Há uma brincadeira realizada com macarrões de piscina. As crianças percorrem trechos do resort segurando os macarrões, que simbolizam a distância que precisam ter umas das outras.
“O processo de adaptação no resort foi extenso e ainda seguimos nos adaptando sempre que necessário. Temos que nos colocar no lugar do cliente e reproduzir o formato no qual as atividades fiquem seguras, sem a perda do encantamento”, conta Joney Santanna, Gerente da Experiência do Cliente do Costão do Santinho .
Sobre o Zarpo
Fundado em 2011, o Zarpo tem a missão de oferecer as melhores experiências de viagens aos seus clientes. Trabalhando sobre três pilares – preços competitivos, curadoria criteriosa de hotéis e atendimento excepcional, a agência online conta com 7 milhões de clientes cadastrados em sua plataforma, e tem em seu portfólio os melhores hotéis, pousadas e resorts do Brasil e do mundo. Para ter acesso às tarifas especiais, o cliente precisa fazer um cadastro, que garante que ele receba descontos exclusivos de acordo com o seu perfil. Atualmente, o Zarpo está com cerca de 500 parceiros, entre eles as redes: Blue Tree, Bourbon Hotéis e Resorts, Grupo Tauá Hotéis, Vila Galé Hotéis, Iberostar Hotels & Resorts. E hotéis como: Mavsa Resort All-Inclusive, Royal Palm Plaza Resort, Cana Brava Resort, entre outros.