Expansão das franquia visa recuperação do mercado de turismo
Por: Thais Hannuch
A Stella Barros, uma das mais tradicionais agências de viagens do Brasil, vem reinventando seu modelo de negócios diante da pandemia causada pelo novo coronavírus. A empresa tem investido em ações específicas que buscam contribuir com a retomada do crescimento e a sustentação do segmento de turismo.
Ainda que o cenário do mercado aponte para números preocupantes, com vendas em queda e prejuízos grandes para companhias aéreas, hotéis e pequenas agências de turismo, a Stella Barros inova ao oferecer, em condições especiais, a possibilidade de novas franquias. A ação vem dando bons resultados e, nos primeiros quinze dias de abertura deste novo modelo, já se registrou um aumento de mais de 35% no número de agências franqueadas.
“Como a prioridade eh manter o caixa, não faz sentido desembolsar quantias que, muitas vezes, representam o faturamento do mês todo para investir em uma franquia; por isso criamos condições muito especiais de pagamento da taxa de franqueado e também, a partir da assinatura do contrato, oferecemos a estes entrantes toda a nossa bagagem de comunicação e de ferramentas, para que eles aqueçam seus negócios”, diz Marcelo Barone, Gerente Comercial da Stella Barros.
Os franqueados atuais também têm recebido atenção especial. “Intensificamos nosso apoio aos já franqueados, disponibilizando materiais que podem ajudá-los a manter a consistência para a retomada nas vendas e, principalmente, a manutenção da base de clientes para que, em um futuro breve, voltem a trabalhar dentro de um patamar de maior normalidade”, completa Barone.
O executivo frisa que nesse momento não se trata somente de uma oportunidade de negócios para a Stella Barros, mas, sim, uma evolução de paradigmas, onde todos estendem as mãos uns aos outros para que se resgatem de um cenário de crise. “Faz parte do DNA e dos valores da Stella Barros colaborar com o crescimento e fortalecimento do turismo, o que significa criar condições para que todos se mantenham firmes e possam retomar suas atividades o mais breve possível. Todos ganham com essa operação, ainda mais contando com uma marca que tem mais de 60 anos de mercado”, reflete o executivo.
“Sabemos que o mercado de agências de turismo tem muitos players, que diante de um colapso como o que estamos vivendo não têm folego financeiro e nem experiência para lidar como tal situação de exceção; desse modo, decidimos criar estratégias de adesão para que se tornem franqueadas Stella Barros e, com isso, ampliem sua estrutura de produtos e de comunicação, além de poderem gerenciar melhor a base de clientes, oferecendo pacotes especiais e exclusivos, o que as tornará mais competitivas “, explica.
A Stella Barros, marca consolidada no mercado, conta com o suporte do Grupo Águia – o mais diversificado grupo de turismo do Brasil – e entende que, nesse momento, é imprescindível que haja cooperação entre grandes, médios e pequenos negócios do setor, para que os impactos da crise sejam minimizados.