Turismo

Confira espaços no Rio de Janeiro para interagir com animais

No dia 22 de março, o público terá a oportunidade de conhecer o BioParque do Rio, antigo zoológico da Quinta da Boa Vista, na Zona Norte do Rio de Janeiro, que foi totalmente remodelado. O novo atrativo turístico promete encantar os visitantes, que terão a oportunidade de conhecer de perto mais de mil animais de 140 diferentes espécies. Além disso, há a premissa de escreverem um novo capítulo na história da conservação de espécies no Brasil, ao deixar de lado a antiga concepção de zoológicos e priorizarem o bem-estar animal. Mais informações podem ser obtidas através do site https://bioparquedorio.com.br/

Por: Arteiras Comunicação

“A chegada de um novo equipamento turístico é sempre muito positivo para fomentar o nosso setor. E o BioParque do Rio é um presente para a cidade, com um conceito totalmente inovador e enriquecedor, semelhante aos zoológicos de grandes países, o que nos coloca em posição de igualdade ao oferecer esse tipo de passeio. E também por beneficiar uma área da Zona Norte, que além de histórica, abriga outros atrativos muito importantes para o turismo, como o Museu Nacional, que tem previsão de reabertura parcial para o próximo ano, a Feira de São Cristóvão e o Cadeg”, ressalta Alfredo Lopes, presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (Hotéis Rio).

Com a inauguração do BioParque do Rio, espaços de observação de animais no estado ganham força. Para isso, listamos aqui outros cinco lugares em que você poderá interagir com diferentes espécies de animais e aprender um pouco mais sobre cada um deles. Devido à pandemia da Covid-19, todos os locais contam com protocolos de segurança sanitários, tais como: uso obrigatório de máscara, pontos de higienização com álcool em gel e distanciamento social.

AquaRio

Considerado o maior aquário marinho da América do Sul, o AquaRio, no bairro da Gamboa, dispõe de um espaço único com atrações e tecnologias inovadoras pouco vistas no Brasil. Com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água, o AquaRio tem mais de 5 mil animais, de 350 espécies diferentes em exposição. Conta com diversas atrações inéditas, recintos e tanques grandiosos e toda a infraestrutura necessária para proporcionar entretenimento educativo e prazeroso ao público. Uma das maiores atrações do AquaRio é o tanque principal – Tancão – o Recinto Oceânico e de Mergulho. Com 3,5 milhões de litros de água, sete metros de pé-direito e um túnel passando por seu interior, a combinação da impressionante massa d’água, com a grande quantidade de animais, proporciona uma experiência incrível e ímpar, onde o visitante tem a oportunidade ainda de participar de um mergulho real com peixes, raias e tubarões. Tudo isso num ambiente lúdico e propício para se encantar, conhecer, desmistificar, respeitar e despertar a necessidade de preservar o ecossistema marinho.

Além disso, há mais 27 tanques secundários e áreas específicas, como o tanque de toque, onde o público, especialmente as crianças, podem interagir com alguns dos animais expostos.

Arca do Noah

O Arca do Noah é um parque de educação ambiental, em Guaratiba. No espaço vivem diversas espécies de animais silvestres e de fazenda, que integram o trabalho de educação junto com diversas atividades relacionadas à conservação do meio ambiente focadas no público infantojuvenil. Dedicado às atividades educacionais para escolas e grupos, o parque é aberto nos finais de semana e feriados para roteiros acompanhados por um educador ambiental, onde as crianças podem aprender sobre as espécies e interagir com os animais, respeitando as particularidades de cada espécie.

Hotéis Rosa dos Ventos e Parador Lumiar

Os hotéis Rosa dos Ventos e Parador Lumiar, da Associação Roteiros de Charme, são excelentes opções para quem deseja observar variados tipos de aves na Região Serrana. No Rosa dos Ventos, em Teresópolis, já foram identificadas mais de 100 espécies de aves. Entre as mais observadas nas trilhas internas da propriedade, estão João-de-barro, Sabiá-laranjeira e Falcão-caburé. No Parador Lumiar, em Nova Friburgo, os visitantes terão a chance de observar também aves de diferentes famílias, como Quero-quero, Gavião-carijó e Corujinha-do-mato.

https://hotelrosadosventos.com.br/meio-ambiente/observacao-de-passaros/ https://www.paradorlumiar.com/meio-ambiente/birdwatch/especies-de-passaros

Portobello Resort & Safári

O safári do Portobello – o único do Brasil dentro de um resort – está localizado em Mangaratiba, no Portobello Resort & Safári. Em um espaço de 300 mil metros quadrados, o safári conta com 500 animais das faunas brasileira, europeia e africana, divididos em duas áreas entre o Oceano Atlântico e a Mata Atlântica. Na primeira área, o visitante poderá conferir de perto aves tipicamente brasileiras como tucanos, araras, papagaios, emas, jabutis, antas, jacarés, gansos, além de macacos pregos, bugios e aranhas, que podem ser vistos e fotografados sem a presença de grades. Ao abrir os portões, o visitante tem acesso a segunda área da “Savana Brasileira”. Lá, é possível o contato físico com cervos, antílopes, lhamas, cervos, zebras, camelo e dromedários que costumam colocar a cabeça dentro da Land Rover a procura de comida e carinho. Além dos animais que já são atrações garantidas, o safári do Portobello Resort ainda conta com a participação especial de diversos animais da Mata Atlântica como os tucanos do bico preto, gaviões, lontras, patos selvagens, micos e corujas que encantam ainda mais o passeio dos visitantes. A alimentação dos animais selvagens é composta por legumes diversos, linhagem de milho, alfafa, sal mineral e rações diferenciadas para cada espécie. Todos os animais possuem cadastro e são reconhecidos pelo Ibama. O passeio é realizado através de Land Rovers com capacidade para oito pessoas com duração de aproximadamente 1h e 30 minutos.

https://portobelloresort.com.br/safari/

Deixe um comentário