Carnaval: 5 estratégias para aumentar suas vendas
Aprenda a transformar o período em oportunidades para atrair clientes e aumentar o faturamento
POR: Fala Criativa
Cada vez mais as datas comemorativas são utilizadas pelos negócios como estratégia de vendas para fidelizar clientes e aumentar o faturamento. O carnaval está entre essas épocas estratégicas que fomentam o comércio e mesmo nesse período de pandemia é possível se beneficiar, sem necessariamente vender fantasias ou adereços para a comemoração. A Zippi, fintech que oferece o cartão de crédito semanal para autônomos, trouxe cinco dicas para aplicar no seu negócio o quanto antes, aproveitar a data e aumentar as suas vendas.
Promova promoções e descontos
No carnaval o setor turístico costuma ficar bem aquecido, pois muitas pessoas gostam de aproveitar o feriado para viajar e visitar familiares. Portanto, uma ótima estratégia é realizar descontos ou promoções para atrair esse público que vai viajar e que acaba indo ao salão de beleza para dar um retoque no visual ou a lojas para comprar produtos que possam ser úteis durante a viagem, como roupas para o verão, trajes de banho, malas de viagem, caixas térmicas ou até mesmo algo para presentear um familiar. Lembre-se de definir quais serão as suas promoções com antecedência e estipular o público que quer atingir para que seja possível se planejar e realizar uma comunicação mais assertiva com o seu cliente..
- Prepare o estoque para o aumento nas vendas
Com o aumento de vendas esperado, é preciso preparar o estoque a fim de dar conta da demanda. Faça uma projeção do quanto espera vender e assim poder organizar o seu estoque. Identifique a quantidade que você precisará dispor de cada item para conseguir atender aos pedidos da clientela A chave aqui é organização e planejamento, inclusive financeiro. “Para conseguir aumentar o seu estoque, o dono do estabelecimento pode utilizar um cartão de crédito para comprar a mercadoria necessária. Dê preferência para o cartão que te oferece a menor taxa e um prazo de pagamento mais curto, o que possibilita que a dívida seja quitada assim que receber o pagamento do seu cliente pela compra ou serviço realizado, evitando dívidas de longo prazo”, orienta Andrea Avedissian, brand manager na Zippi, fintech que oferece o único cartão de crédito com fatura semanal do mundo.
3.Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais são um ótimo ambiente para realizar a sua estratégia de marketing para as vendas de carnaval. Busque oferecer dicas de produtos ou serviços nas publicações para o seu público, personalizando a sua campanha de varejo para o clima carnavalesco. Busque estudar as funcionalidades que são importantes para o seu comércio em cada uma das principais redes. Lembre-se também, caso o seu negócio ainda não esteja nas redes, que é preciso criar um perfil para negócios, pois o pessoal não disponibiliza as funcionalidades que estão aptas para quem quer posicionar-se profissionalmente.
- Flexibilize as formas de pagamento
Uma boa forma de alcançar um grande número de clientes é oferecendo diversas opções de pagamento e que se encaixem nos mais variados bolsos e estilos de vida. Muitos negócios perdem vendas justamente por não aceitarem a forma de pagamento que o cliente tem a oferecer. O PIX, por exemplo, é uma novidade que está sendo cada vez mais usada e pode agregar no seu negócio.
- Entre no clima da data
Faça com que seu estabelecimento entre no clima de carnaval, oferecendo embalagens personalizadas para os clientes ou até mesmo decorando o ambiente para tornar tudo mais divertido e aconchegante para quem frequentar o local. Além disso, você pode colocar uma playlist carnavalesca para tocar como música ambiente. Essa estratégia pode ser decisiva para fidelizar novos clientes, que irão valorizar o capricho do seu negócio.
Sobre a Zippi
A Zippi é uma fintech que oferece o cartão de crédito semanal para autônomos. O objetivo da empresa é ser o ponto de apoio para esse trabalhador, proporcionando maior controle financeiro, menores taxas e um prazo de pagamento de fatura que acompanha o seu fluxo de trabalho.
Foto: Amina Filkins