Atividades para fazer com crianças no Arquipélago da Madeira

Destino português oferece uma série de opções divertidas para toda família durante as tão sonhadas férias

POR: AFT Comunicação Digital

A Madeira encanta seus visitantes pelas inúmeras opções de atividades para todos os gostos. Além de ser paradisíaca e ter o português como idioma oficial, é um destino turístico com natureza, mar, riquezas culturais e delícias gastronômicas, características que transformam a ilha na escolha certa para as tão sonhadas férias em família.

Seja no mar, na cidade ou em meio à floresta Laurissilva, o destino português reserva muita diversão a seus visitantes, em especial para aqueles que viajam com crianças. Além disso, oferece uma variedade de hotéis cinco estrelas com cronograma de atividades para todas as idades.

No mar
Os balneários madeirenses possuem excelente estrutura para as famílias passarem dias divertidos à beira-mar. Como a praia da Fajã dos Padres, a apenas 15 quilômetros da capital, Funchal. Este pequeno oásis é acessível apenas por mar ou por um teleférico, o que significa que o passeio já começa cheio de emoção e com uma vista inesquecível.

Durante a visita à Madeira é quase obrigatório fazer um passeio de barco para observação de cetáceos. Ao longo de um passeio, é muito frequente encontrar golfinhos, baleias e famílias de tartarugas.

Já em Porto Moniz, ao norte da ilha, o dia pode se tornar muito mais animado graças à variada oferta turística. O recanto possui belíssimas piscinas naturais formadas por rochas vulcânicas, onde o mar entra naturalmente e garante águas rasas, ideais para mergulhar e brincar.

Na floresta
Para as famílias que gostam de estar perto da natureza, a exuberante floresta Laurissilva é uma excelente opção para gastar a energia da criançada em uma caminhada pelos inúmeros canais de irrigação, conhecidos como levadas. São cerca de 2 mil quilômetros de caminhos que dão acesso aos cenários raros dessa vegetação considerada Patrimônio da Humanidade.

É o caso da trilha dos Balcões. Este pequeno percurso de apenas 1,5 quilômetro é ideal para as crianças, começando no Ribeiro Frio, seguindo a Levada da Serra do Faial até o mirante dos Balcões, onde se pode desfrutar belas paisagens sobre o profundo vale da Ribeira da Metade e da Freguesia do Faial.

Esse contato com a natureza também pode ser realizado em um jipe 4×4, ideal para aqueles que querem mais diversão ou evitar caminhar muito, mas querem ver de perto as belezas naturais da ilha.

Na cidade
Para quem está no Funchal, uma dica para entreter os pequenos é um tour até Monte, a parte alta da cidade. A opção mais divertida é ir de teleférico e apreciar a bela vista. Para retornar, utilize o carro de cesto, tradicional transporte madeirense que proporciona muita adrenalina aos passageiros. Os pequenos adoram.

As crianças que gostam de futebol costumam ser fãs do craque Cristiano Ronaldo, que nasceu na Madeira. O Museu CR7, no Funchal, exibe vários prêmios do jogador, camisas, chuteiras, bolas, estátuas de cera e até um painel interativo com a trajetória de sua carreira. Para a alegria dos pequenos, há também diversos hologramas interativos.

Ainda no Funchal, as crianças também podem visitar o Museu do Brinquedo que apresenta uma coleção com mais de 20 mil peças de fabricação nacional e internacional do final do século 19 até os dias atuais, com destaque para as coleções compostas por bonecas, soldadinhos, miniaturas, automóveis e jogos.

E para finalizar a lista de atrações, o Parque Temático da Madeira, localizado na cidade de Santana, oferece um espaço magnífico dedicado à história, ciência e tradição do Arquipélago da Madeira. O local ainda conta com outros atrativos como um moinho, um labirinto e um lago.

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas habitadas. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações acesse www.madeiraallyear.com.