Genera e Brafrika oferecem uma viagem à ancestralidade africana
Projeto “Qual África?” sugere um resgate aos antepassados por meio de teste genético e a revelação se dá em uma experiência inspirada nas origens de cada um
Por: NR-7 Comunicação
Tudo começa pelo interesse, principalmente da comunidade negra, em conhecer mais de suas origens africanas. Mas quando se fala em África, a qual estão se referindo? O continente africano é cheio de diversas culturas, uma diferente da outra, de diversas regiões. Qual delas diz respeito a história de cada um? Para ajudar a preencher essas lacunas, a Genera , laboratório de genética especializado no genoma do brasileiro, e a agência especializada em afroturismo, Brafrika , fecham parceria para oferecer a oportunidade de conhecer mais a fundo suas origens e ter contato com seus antepassados africanos.
Todo projeto foi desenvolvido a partir da ideia de criar um roteiro de viagem tendo como base a ancestralidade da pessoa. Porém, devido à pandemia, o projeto foi reformulado dentro das normas de segurança atreladas ao momento de isolamento social, oferecendo uma viagem ao seus antepassados sem sair de casa, tendo a chance de conhecer traços da cultura típica da região africana predominante do seu resultado, com um jantar temático, uma consultoria estética com dicas roupas, cabelo e maquiagens, um álbum ilustrado contando a história do lugar e com espaço para futuras fotos da pessoa, e uma aula online da língua Kimbundu.
“A Brafrika acredita que toda pessoa negra brasileira deveria ter o direito de saber de onde vieram os seus antepassados. Ao fazer o teste de DNA, você abre a possibilidade de celebrar a sua ancestralidade, sendo possível dizer qual é a África que vive em você. Pensando nisso, lançamos o nosso pacote de serviços para celebrar o seu resultado de DNA e trazer uma experiência única de conexão com a sua ancestralidade africana”, afirma Bia Moremi, criadora do projeto e fundadora da Brafrika.
Para Ricardo di Lazzaro Filho, médico e sócio-fundador da Genera, a parceria foi a oportunidade perfeita para lapidar ainda mais a principal ideia por trás do teste de ancestralidade: o autoconhecimento. “Quando falamos em conhecer mais de nós mesmos, falamos também de conhecer mais da nossa história e de onde viemos. Esse processo todo com a Brafrika dá a oportunidade de enxergar aspectos históricos e culturais que estão dentro de nós que nem sabíamos, mas que podem fazer muito sentido quando entendidos. E tudo isso acontece com um ritual de revelação, em que cada pessoa tem acesso aos seus resultados de uma forma única, como uma surpresa”, explica Ricardo.
Os pacotes de experiências podem ser adquiridos por qualquer pessoa diretamente com a agência e os testes de ancestralidade, com o laboratório. Para quem já fez o teste anteriormente é possível procurar apenas a Brafrika para ter a oportunidade de entrar em contato de maneira lúdica e sensorial com parte africana dos antepassados pela experiência oferecida no projeto. Pós-pandemia e isolamento social, a ideia é que o projeto volte para o formato original de se tornar os roteiros de viagens, levando cada um ao ponto de partida de sua própria história.
Sobre a Genera
Criada por Ricardo Di Lazzaro e André Chinchio, a Genera é o primeiro laboratório brasileiro especializado em genética que realiza testes de ancestralidade, saúde e bem-estar no Brasil e que atua no mercado desde 2010 com foco em inovação. Por meio de uma técnica chamada microarray, a startup faz uma leitura completa do DNA de cada pessoa, com o objetivo de oferecer caminhos mais acessíveis para o autoconhecimento e que auxiliam na busca por uma vida mais saudável. Com um crescimento de 70 vezes no faturamento dos últimos 5 anos e 14 vezes comparando apenas 2019 e 2020 com os testes de Ancestralidade, Saúde e Bem-Estar, a instituição está se consolidando e movimentando o mercado genético brasileiro com constantes investimentos em pesquisas e desenvolvimento.
Sobre a Brafrika
A Brafrika é uma agência de Afro Turismo com viagens em lugares que trazem forte história ancestral sobre a população negra. Inserimos em nossos serviços a busca pela ancestralidade via teste de DNA e celebrações possíveis de fazer em isolamento social. Acreditamos que independente da cor, raça, credo, gênero e orientação sexual, TODOS temos a ganhar quando conhecemos melhor a história dos povos Africanos que constituem nosso país.