Segmento de cervejas sem glúten ganha força no Brasil
Na cauda do crescimento das cervejas artesanais, alternativas sem a proteína conquistam nicho do mercado
POR: Visar Planejamento
O Brasil é o terceiro país que mais ingere cerveja no mundo. Uma pesquisa realizada pelo banco Credit Suisse, em parceria com a empresa de pesquisa de mercado Statista, revelou que o país fica atrás apenas da China e Estados Unidos no consumo da bebida, e que o brasileiro consome em média seis litros de cerveja por mês.
Desde ao menos a última década, tem se notado uma sofisticação no consumo de cervejas no Brasil. Dados da Euromonitor, também uma agência de pesquisa de mercado, revelam que o chamado “segmento premium” da bebida aumentou seu faturamento em 85% entre 2014 e 2021, o que demonstra uma alta no interesse do consumidor por produtos de maior qualidade ou com restrições dietárias.
Atualmente, é possível encontrar cervejas destinadas a diversos públicos nas principais cidades do país. No Quitanda, mercado de produtos frescos, localizado na Rua Mateus Grou, em Pinheiros, existem cervejas para os celíacos, que não possuem glúten em sua composição.
Também é possível encontrar cervejas a base de mel e laranja, onde o destaque fica para o sabor adocicado. Outras, mais escuras, refletem um sabor parecido ao do champanhe. O Quitanda, se preocupa com a qualidade dos produtos ofertados e também com seu impacto no meio ambiente.
O catálogo da adega do mercado inclui a cerveja Praya, natural, vegana e livre de pegadas de carbono. Também estão disponíveis a cerveja Animali, que leva lúpulos americanos em uma combinação aromática, e a Salve Jorge, produzida na Vila Madalena, com sua versão pilsen puro malte feita de forma artesanal.
Sobre Quitanda:
Nascido em 2007, o Quitanda é um mercado de produtos frescos de altíssima qualidade muito bem estabelecido no bairro de Pinheiros. O estabelecimento, que pertence ao grupo familiar Raízes que fincou pilares sólidos no universo da gastronomia, da saudabilidade e da sustentabilidade, cativando um público fiel e atendendo atualmente cerca de 60 mil clientes ao mês.