Da Música à Gastronomia: Conheça a cena de festivais do Canadá para o seu intercâmbio
Confira 8 dos muitos festivais que acontecem nas grandes cidades canadenses
Por: Queissada Comunicação
Além dos pontos turísticos emblemáticos, como as Cataratas do Niágara, uma viagem para o Canadá pode te proporcionar experiências únicas e inesquecíveis. Independente da duração ou período do seu intercâmbio, com certeza, haverá algum festival acontecendo e movimentando as principais cidades do país.
“Com a vacinação avançada e a reabertura das fronteiras para estudantes, o cenário é otimista. Depois desse período conturbado, ter os festivais de volta logo, que são sempre bem animados e vibrantes, é muito positivo tanto para os canadenses quanto para estrangeiros. Com certeza, essas festas diferentes por todo o país são grandes atrativos para os intercambistas.” , explica Eduardo Heidemann, Diretor da agência de intercâmbio TravelMate .
Eduardo listou 8 festivais diferentes para conhecer no seu intercâmbio para o Canadá:
1) Festival International de Jazz de Montréal – Montreal, Quebec
O Festival de Jazz de Montréal é o maior do mundo pelo Guinness World Records (Montreal Jazz Fest) |
O Festival Internacional de Jazz de Montreal acontece anualmente em junho e atrai músicos de diversos países e reúne dois milhões de visitantes todos os anos para a maior cidade da província francófona do Quebec. Ao longo de dez dias, quase todos os 500 shows são gratuitos e são organizados em vários pontos da cidade junto com artistas independentes, food trucks e atividades culturais. O evento é considerado pelo Guinness World Records como o maior festival de jazz do mundo e já performaram grandes nomes do gênero como Aretha Franklin e Norah Jones.
2)Tiff: Toronto International Film Festival – Toronto, Ontário
O Festival Internacional de Cinema de Toronto ocorre em setembro é um dos mais importantes do mundo e é considerado um dos principais aquecimento para o Oscar. Grandes filmes como Beleza Americana, Uma Noite em Miami e Hotel Ruanda estrearam no Tiff e ganharam as principais premiações do cinema internacional. Além das cerimônias e estreias cheias de celebridades, eventos como palestras, apresentações gratuitas e exposições atraem quase meio milhão de visitantes
3) Celebration of Light – Vancouver, Colúmbia Britânica
A Celebration of Light, além de um festival que movimenta toda a cidade de Vancouver com food trucks, música e decoração, sedia a maior competição offshore de fogos de artifício do mundo. Ela acontece durante três dias entre julho e agosto, no verão canadense, e, baseado no tema do ano, as apresentações pirotécnicas são julgadas por experts e apreciadas pelos visitantes na orla de Vancouver e em barcos também.
Os moradores e turistas de Vancouver procuram os melhores pontos da cidade para assistir aos fogos da Celebration of Light (Unsplash ) |
4) Winterlude – Ottawa, Ontário
O Canal Rideau vira o maior rinque de patinação do mundo no Winterlude (Canadian Heritage ) |
O Winterlude é tradição na capital canadense desde 1979 e é o maior festival de inverno do mundo. Diversas atrações temáticas atraem milhares de famílias no início de fevereiro, no alto inverno. As mais populares são o rinque de patinação gigante no Canal Rideau, a competição internacional de esculturas de gelo e o playground invernal do Jacques Cartier Park. Além disso, para o público jovem-adulto, toda sexta à noite há festas e shows de música eletrônica ao ar livre chamados SubZero Electro DJ Nights.
5) Just For Laughs – Montreal, Quebec
O Festival de Comédia de Montreal é bilíngue, assim como a cidade (Go!Montreal ) |
O Festival de Comédia de Montreal, conhecido popularmente como “Just For Laughs” ou “Juste Pour Rire” – Só Para Rir, em portugês- ocorre desde 1983 e tem apresentações de grupos teatrais, mágicos, dançarinos, circenses e comediantes stand-up tanto em francês quanto em inglês. Grandes nomes da comédia foram revelados no festival e muitos famosos fazem shows nele como Kevin Hart, Adam Sandler, o mágico David Copperfield e Rowan Atkinson, o Mr. Bean.
6) Royal Nova Scotia International Tattoo – Halifax, Nova Escócia
O Royal Nova Scotia International Tattoo homenageia as heranças escocesas e o orgulho da população da Nova Escócia (Royal Nova Scotia International Tattoo) |
Por mais que o nome indique, o Tattoo não é um festival de tatuagem. Mas sim um evento de três dias com shows inspirados nas Tattoos militares, apresentações de bandas marciais coreografadas e com músicas marcadas por trompetes, percussão e gaita de foles, tradicional da herança escocesa da província. O festival acontece em centros de convenções e estádios que lotam todos os anos desde sua primeira edição em 1979.
7) Winnipeg Folk Festival – Winnipeg, Manitoba
O Winnipeg Folk Festival celebra a união e diversidade através da música (Reprodução: Joey Senft – Winnipeg Folk Festival ) |
Desde 1974 acontece na fria capital da província de Manitoba o Winnipeg Folk Festival ao longo de quatro dias, sempre na segunda semana de julho. O festival de música é organizado por uma organização sem fins lucrativos e é atendido por pessoas de todas as idades e tipos para celebrar as tradições nativas e diversidade cultural do Canadá através da música. Apesar do título, o line-up dos shows não é restrito ao gênero folk, com músicos e bandas de eletrônica, rock, pop, celta, country, etc convidados para se apresentarem. Produtos artesanais também são feitos e vendidos numa feira dentro do evento chamada Handmade Village.
8) Taste of Danforth – Toronto, Ontário
A Gastronomia internacional é a atração principal do Taste of Danforth (Urbaneer ) |
A culinária urbana tem um papel importante na cultura canadense e o Taste of Danforth é a maior ilustração disso. O festival de gastronomia é o maior festival de rua do Canadá e acontece em agosto há 25 anos em Toronto. Barraquinhas, restaurantes e food trucks de diferentes estilos, países e preços ocupam as ruas da metrópole e reforçam o multiculturalismo do país.
Sobre a TravelMate
Criada há 19 anos, a TravelMate tem como objetivo promover a educação internacional, por meio de vários programas de intercâmbio que atendem pessoas em todas as fases da vida. O foco está em proporcionar segurança, atendimento e suporte durante toda a vivência desse intercambista em outro país. Como única rede de franquias de intercâmbio e turismo comandada por Alexandre Argenta e Eduardo Heidemann, toda a equipe, das 50 unidades do Brasil, são treinadas regularmente para promover qualidade de vida aos que embarcam com a TravelMate e para que a experiência de trabalhar na TM seja satisfatória para todos(a). Foram mais de 25 mil vidas transformadas pela rede TravelMate, 25 mil projetos tirados do papel, 25 mil embarques para o exterior. A rede ainda é associada da Belta – Associação das Agências de Intercâmbio do Brasil- que existe há 26 anos e é a única associação que tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor de intercâmbio, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e ética das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 75% do mercado de educação internacional.