5 dicas para um intercâmbio seguro durante a pandemia
Segundo a Associação Brasileira das Agências de Intercâmbio, 2020 foi marcado principalmente por remarcações e apenas 1% de cancelamentos das viagens.
Por: Queissada Comunicação
Um intercâmbio por si só já causa um sentimento de ansiedade e insegurança para aqueles que irão viajar. O planejamento dessa grande movimentação em 2020 foi marcado principalmente por indecisões por não haver expectativas para o fim da pandemia do coronavírus, que com ela trouxe medidas de distanciamento social e fechamento de fronteiras.
Em meados de setembro, as agências de viagem começaram a divulgar promoções e congelamento de valores para viagens realizadas em 2021, já que havia uma perspectiva de que o fim da pandemia estava próximo, com o avanço dos estudos e início da vacinação em massa. Eduardo Heidemann, diretor da TravelMate , empresa associada da Belta (Associação que certifica a credibilidade das agências de intercâmbio brasileiras), comentou que “muitas agências adotaram essa estratégia pois, com o aumento do dólar, o valor dos pacotes irá aumentar consideravelmente”. a empresa de Heidemann é uma das que mantém o valor do pacote congelado ainda em 2020.
Aos viajantes que pretendem ter a experiência de um intercâmbio ainda este ano, alguns cuidados são necessários, mesmo que o país de destino esteja com a pandemia controlada. Eduardo Heidemann deu algumas dicas de como planejar e realizar a viagem com segurança.
Cuidado com o custo benefício
Uma das dicas é algo para se ter atenção em todos os processos de compra, e não só para viagens.
Tome cuidado com contratos que ofereçam muito mas com baixo preço. Claro que sempre procuramos serviços com bom custo benefício, mas algumas coisas são indispensáveis na hora de um intercâmbio, como por exemplo um apoio no país de origem. A TravelMate possui o Selo Belta há 14 anos, que a garante como uma empresa confiável nesse setor.
Além disso, é necessário observar se seus objetivos estão de acordo com o que é oferecido. Uma viagem para estudo requer pesquisas sobre a instituição de ensino, também é necessário decidir sobre a estadia, cidade, país e muitas outras coisas, mas agora, durante a pandemia, sempre levando em consideração a situação atual do local.
Planejamentos e cuidados anteriores
Antes de embarcar também são necessários alguns cuidados. Faça o teste de covid para se proteger e também proteger as pessoas que estarão a sua volta no momento do embarque.
Alguns países exigem uma quarentena de 14 dias no hotel para que tenham certeza que o intercambista não possui risco de levar novas variantes ao país. Esse é o caso de Malta e Chile, por exemplo. Portanto, saiba sobre as exigências que são feitas pelo seu país de destino para não ser pego de surpresa.
Saiba também sobre cancelamentos de contratos, passagens aéreas e acomodações, para que não haja problemas caso seja necessário um adiamento da viagem.
Cuidado com a biossegurança
Com a covid-19 transitando pelo mundo, os cuidados com álcool em gel e máscara são super necessários para evitar transtornos em um local diferente e desconhecido.
Alguns países, como nos Estados Unidos , as máscaras para as pessoas vacinadas já não são mais obrigatórias, mas para aqueles que terão o país norte americano como destino, não custa usá-las para evitar problemas futuros, claro, juntamente com o álcool em gel e com o distanciamento possível.
Aproveite de forma consciente
Uma viagem para o exterior é um momento de aprendizado e experiências novas, por isso, muitas pessoas aproveitam para conhecer lugares novos, fazer amizades e networks, ir a festas, conhecer a gastronomia e a história do local.
Se no país de destino essas atividades já estiverem permitidas, desfrute-as de forma cuidadosa, sempre mantendo as medidas de segurança da covid-19. Não tente ir para lugares que não são permitidos, isso pode trazer a contaminação ou até mesmo consequências legais que podem acabar com a sua viagem.
Contrate um bom seguro viagem
Torcemos para que a viagem seja ótima e segura, mas é preciso se prevenir caso ocorra algum problema. Em um país diferente, contrate um seguro viagem para possíveis problemas e apoio aqui no Brasil.
O TravelSafe da TravelMate oferece ajuda integral aos viajantes, incluindo auxílios médicos, problemas com a bagagem e assistência legal. “Nosso seguro inclui internações, a opção de cobertura para Covid, eventuais acidentes de trânsito, medicamentos… Enfim, bem completo. Ao acionar a nossa central de atendimento, nosso cliente é encaminhado para um especialista para que os problemas sejam resolvidos da melhor forma possível”, explicou Eduardo.
Com cuidados necessários, o intercâmbio pode ser sim a melhor experiência mesmo em tempos de pandemia. Realize-o com quem tem as melhores condições de te oferecer uma ótima viagem, entre em contato com a TravelMate.
Sobre a TravelMate
Criada há 19 anos, a TravelMate tem como objetivo promover a educação internacional, por meio de vários programas de intercâmbio que atendem pessoas em todas as fases da vida. O foco está em proporcionar segurança, atendimento e suporte durante toda a vivência desse intercambista em outro país. Como única rede de franquias de intercâmbio e turismo comandada por Alexandre Argenta e Eduardo Heidemann, toda a equipe, das 50 unidades do Brasil, são treinadas regularmente para promover qualidade de vida aos que embarcam com a TravelMate e para que a experiência de trabalhar na TM seja satisfatória para todos(a). Foram mais de 25 mil vidas transformadas pela rede TravelMate, 25 mil projetos tirados do papel, e 25 mil embarques para o exterior. A rede ainda é associada da Belta – Associação das Agências de Intercâmbio do Brasil – que existe há 26 anos e é a única associação que tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor de intercâmbio, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e ética das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 75% do mercado de educação internacional.